Perguntas e respostas sobre Drywall 

  • Como instalar reforços internos em paredes já existentes?

O ideal é que a instalação de reforços internos em paredes drywall seja feita na fase de montagem. Porém, há casos em que uma parede na qual não se previa a fixação de uma carga mais pesada venha a apresentar essa exigência. Nesse caso, será necessário abrir uma “janela” na parede para a colocação do reforço, que sempre deve ser colocado e parafusado entre dois perfis estruturais verticais (montantes) vizinhos, para que a carga aplicada seja transmitida para o piso.

Dois cuidados: abertura e reforço

Abertura - para abrir a “janela” na parede, utiliza-se um serrote de ponta, e o pedaço recortado deve ser conservado, pois será utilizado no fechamento dessa abertura, após a colocação do reforço. Para isso, com dois pedaços auxiliares de perfil de aço galvanizado, o pedaço recortado é parafusado na parede e em seguida são tratadas as juntas em todo o seu perímetro. Deve-se utilizar massa específica para esse fim e não gesso, pois este, ao secar, pode apresentar trincas.

Reforços - podem ser de madeira maciça ou reconstituída com espessura mínima de 18 mm ou de aço galvanizado. São encontrados no mercado reforços de madeira nas medidas mais usuais de 400 x 200 mm e 600 x 200 mm, indicados para espaçamentos entre perfis de respectivamente 400 e 600 mm. Os reforços de aço galvanizado, que têm 0,95 mm de espessura, são produzidos com essas mesmas medidas. Mais recentemente, passaram a ser produzidos reforços de madeira maciça tratada em autoclave ou de compensado marítimo nas medidas de 400 x 600 mm, que servem para os dois espaçamentos (na horizontal, para 600 mm; e na vertical, para 400 mm).


  • Limpeza de paredes drywall é simples?

A limpeza de manchas em paredes drywall pode ser feita com os mesmos produtos utilizados para esse fim em paredes de alvenaria: basta borrifá-los no local sujo e passar um pano úmido em seguida. As paredes não devem ser lavadas. Jatos de água, eventualmente utilizados em paredes de alvenaria, podem causar danos a paredes drywall. Da mesma forma, não se deve utilizar equipamento de limpeza à base de jato de vapor.

  • Drywall apresenta desempenho acústico superior ao da alvenaria

Uma boa instalação, de acordo com as normas, é que garante esse diferencial.

Paredes e revestimentos de drywall apresentam, comprovadamente, desempenho acústico superior ao da alvenaria convencional, mesmo as paredes mais simples, com uma chapa drywall de cada lado, sem isolamento interno com lã mineral, têm desempenho ligeiramente superior ao de uma parede de meio tijolo. Já as paredes com duas chapas de cada lado e isolamento interno com lã mineral apresentam desempenho muito superior. A melhor prova da qualidade acústica desta tecnologia é o fato de que praticamente todas as salas de cinema multiplex instaladas no país nos últimos anos, que são operadas por experientes empresas multinacionais, utilizam paredes drywall.

Para garantir esse bom desempenho, é necessário que a instalação dos sistemas seja feita de acordo com as recomendações técnicas dos fabricantes. O construtor e também o consumidor devem verificar, em primeiro lugar, se nos contatos da estrutura de aço galvanizado com as lajes do piso e do teto e também com os pilares de concreto os perfis estão devidamente protegidos com fitas de absorção de vibrações. O uso dessas fitas é obrigatório, evitando o vazamento de som para os ambientes contíguos. Outro cuidado importante é verificar se no interior das paredes hidráulicas (de cozinhas, banheiros e áreas de serviço) foi utilizada lã mineral, que também é obrigatória para isolar o som da água que corre nas tubulações. Paredes que separam apartamentos e as que separam unidades habitacionais das áreas de circulação também exigem o uso de lã mineral. Em resumo, cada parede drywall é dimensionada de acordo com sua finalidade, determinando-se sua espessura, o número de chapas que receberá de cada lado, se terá ou não isolamento interno, etc.

  • Pintura em drywall exige cuidados diferenciados

A pintura de sistemas drywall deve ser sempre precedida da aplicação de um fundo preparador, pois a superfície de uma parede, um revestimento ou um forro com essa tecnologia, após o tratamento das juntas e dos pontos de aplicação dos parafusos, terá nas áreas tratadas baixa absorção, enquanto o restante da superfície apresentará absorção mais elevada.
Desse modo, o fundo visa a igualar o grau de absorção da tinta, possibilitando que, desde que utilizados produtos de primeira linha, duas demãos sejam suficientes para assegurar uma boa cobertura. Na hipótese de não se utilizar um fundo, a primeira demão de tinta desempenhará esse papel, o que acabará encarecendo o acabamento.
Para dar todos os esclarecimentos necessários sobre pintura e repintura de superfícies em drywall, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall está estudando o desenvolvimento, em parceria com a Abrafati -Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, de um manual específico para esse fim, cuja publicação deve ocorrer ainda em 2009.


http://www.drywall.org.br/index.php


Postagens mais visitadas